Coletivo de Mulheres Sonja Ashauer

Coletivo de Mulheres Sonja Ashauer

O Coletivo de Mulheres foi fundado por alunas em 2015, pela necessidade de haver uma formalização em como nossas questões devem ser abordadas frente às entidades e à administração do Instituto, além de promover maior união e facilidade de comunicação entre as alunas, pois infelizmente ainda há muito machismo no nosso meio. As áreas científicas, principalmente de exatas, são culturalmente tidas como de domínio exclusivamente masculino; a participação feminina é pequena, mesmo havendo crescimento nos últimos anos. No IFUSP, isso ainda se reflete: a quantidade de alunas mulheres é muito menor que a de homens, e muitas acabam desistindo ao longo do curso por diversos motivos relacionados ao machismo, como a sensação de que esse espaço não é para nós, a pressão de ser uma das poucas meninas da turma, ou até mesmo questões mais graves como assédio moral e físico por parte de colegas e professores.

Sabendo disso, o principal intuito do Coletivo é sermos um grupo de acolhimento e apoio às mulheres e à nossa participação no meio
acadêmico científico. Teremos reuniões semanais, com pautas pré-definidas ou não, e realizamos eventos esporádicos que podem ser exclusivos para mulheres ou abertos a todos.

 
 
Siga-nos e entre em contato