CONGREGAÇÃO IFUSP
- MUDANÇAS NA PROGRESSÃO NA CARREIRA DOCENTE
- Está sendo debatido a nível USP mudanças de critérios na progressão da carreira docente, existem alguns prazos que foram questionados pelos professores do IFUSP para realizar essas indicações com responsabilidade, a principal mudança aparentemente se refere à mudança de professores “livre docentes” podendo se tornar “associado”
- MUDANÇA NO SISTEMA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS COM A FAPESP
- Haverá mudança de sistema de prestação de contas USP-FAPESP, o novo sistema se chama GIP e a principal justificativa é ter acesso fácil a quanto de dinheiro entra via Fapesp na universidade.
- 8 MARÇO
- Haverá evento de premiação para pesquisadoras na USP
- PROJETOS “INOVAÇÃO TECNOLÓGICA” IFUSP
- Contextualização: A Universidade, com a pandemia, abriu uma série de editais para fomentar o avanço da chamada “inovação tecnológica”, se por um lado parece bastante atraente (porque é dinheiro entrando e mudanças sendo propostas) por outro temos que ficar atentos pois isso pode agravar ou mascarar problemas mais profundos, como a falta de professores, não progressão de carreira, contratações precárias, financiamento privado, manutenção do Ensino Remoto mesmo quando da volta a presencialidade, incentivo ao empreendedorismo, etc. (alguns dos projetos aprovados no edital CAEG pode ser acessado em: https://jornal.usp.br/institucional/46-propostas-de-consorcios-academicos-foram-selecionadas-para-2021/)
O IFUSP escreveu alguns projetos para participação nesses editais, que não apresentam a princípio muitos dos problemas apresentados acima, são eles:
- Contextualização: A Universidade, com a pandemia, abriu uma série de editais para fomentar o avanço da chamada “inovação tecnológica”, se por um lado parece bastante atraente (porque é dinheiro entrando e mudanças sendo propostas) por outro temos que ficar atentos pois isso pode agravar ou mascarar problemas mais profundos, como a falta de professores, não progressão de carreira, contratações precárias, financiamento privado, manutenção do Ensino Remoto mesmo quando da volta a presencialidade, incentivo ao empreendedorismo, etc. (alguns dos projetos aprovados no edital CAEG pode ser acessado em: https://jornal.usp.br/institucional/46-propostas-de-consorcios-academicos-foram-selecionadas-para-2021/)
CAEG
Ewout Ter Haar (IF) e P. Dutra (FEARP) – Readequar disciplinas para o formato híbrido/digital (1 monitor durante um ano e um notebook). Reformulação do curso de óptica em 2021 e criação de um “template”.
PEMRECCG
Luís Gregório Dias e COC-B – Reorganização das disciplinas da área de física computacional (~R$ 75 000 em equipamentos em monitorias). Deslocamento na grade semestral; ênfase na metodologia ativa; ênfase em ferramentas de manipulação simbólica (mathematica) nos primeiros semestres.
André Rodrigues e COC-L – Tecnologias digitais para a Licenciatura (~R$ 75 000 em equipamentos em monitorias).
SANTANDER
Alexandre Correia e COC-B – Modernização dos laboratórios didáticos (~R$ 40 000)
- MONITORIAS
As monitorias em 2021 reduziram um pouco na modalidade PEEG, o que será questionado pelo IFUSP nos órgãos responsáveis, os números e prazos para as demais são os seguintes:
Monitores C e monitores bolsistas (cerca de 90 bolsas). Candidatos devem fazer a inscrição no site da CG entre 12 Fev. a 12 Mar. A solicitação pelos docentes deverá ser realizada entre 13 Mar. a 31 Mar.
Monitores PEEG (cerca de 5 bolsas). Candidatos devem fazer a inscrição no Júpiter entre 15 Mar. a 29 Mar.
Monitor PAE (cerca de 20 bolsas). Candidatos devem fazer a inscrição no Janus.
- BOLSAS de Mestrado e Doutorado (ME/DO)
- Mudanças no “novo” critério de distribuição de bolsas da CAPES, com o objetivo de corrigir anomalias, fizeram com que tivéssemos mais bolsas para este ano, Repare a melhor distribuição de bolsas ME/DO:
BOLSAS CAPES
2019
2020
2021 (antes)
2021 (atual)
Mestrado
20
23
23
41
Doutorado
49
39
34
53
No caso das Bolsas do CNPq, o cenário se inverteu com relação ao ano anterior:
BOLSAS CNPQ
IF
IFSC
2019
2021+ (proj.)
Orientadores permanentes
105
83
Mestrado
42
24
Alunos matriculados
370
250
doutorado
46
16
Fluxo* M CNPq (até 2020)
10,5
4,25
Fluxo* D CNPq (até 2020)
5,75
2,75
Concessão M CNPq (1º 2021)
5
4
Concessão D CNPq (1º 2021)
2
1
- Mudanças no “novo” critério de distribuição de bolsas da CAPES, com o objetivo de corrigir anomalias, fizeram com que tivéssemos mais bolsas para este ano, Repare a melhor distribuição de bolsas ME/DO:
- IMPACTO DA COVID 19
- Também houveram alguns informes com relação aos impactos da COVID-19 para a pós:
– Prazos para proficiência, qualificação e defesas têm sido adiados – por enquanto, até um ano. Há discussões sobre ampliar essas extensões.
– Bolsas têm sido estendidas por 2-6 meses, dependendo da agência. Não há sinais de que essas extensões serão ampliadas, o que representa um dilema para pesquisas experimentais.
– Print/USP suspenso; BEPEs da FAPESP também têm encontrado grandes obstáculos; intercâmbios (p.ex.: Uppsala) também têm sido adiados. Desafio para internacionalização.
– Disciplinas continuam online por enquanto (1º Semestre pelo menos)E alguns procedimentos para a defesa:
– O depósito de teses e dissertações agora é feito online, no Janus, diretamente pelos alunos. Envio de “bonecos” é agora ainda mais desestimulado.
– Os procedimentos para indicar as bancas e marcar as defesas foram simplificados e flexibilizados.
– Em particular, docentes e alunos terão maior autonomia(e maior responsabilidade) para marcar as datas de defesa em conjunto com os membros da banca. Essas novidades serão explicadas durante as próximas semanas.
- Também houveram alguns informes com relação aos impactos da COVID-19 para a pós:
EQUIPAMENTO PARA ELIMINAÇÃO DO COVID-19 NOS AMBIENTES
Professores elaboraram um equipamento com baixo custo capaz de eliminar o COVID do ar que circula nas salas, isso é especialmente importante para realização de higienização entre atividades. O equipamento utiliza uma lâmpada UV.
CONSELHO UNIVERSITÁRIO
- O próximo CO será dia 09 Março.
COMPLEMENTO AO REPASSE (Dimmy Nanclares)
Tem duas coisas em jogo:
1) Quando a pandemia evoluiu e a economia piorou, surgiram várias leis para congelamento dos gastos públicos. Neste sentido, foram cancelados/congelados os concursos para contratação de novos docentes e as promoções também foram congeladas. A Livre-Docência é um título, assim como “Mestre” ou “Doutor”, então qualquer pessoa pode se inscrever para o exame, nem precisa ser docente da USP. O ponto é que docente da USP que obtém o título de livre-docente é automaticamente promovido para “Professor Associado”. Como durante a pandemia foram paralisadas as promoções, alguns docentes fizeram o exame mas não foram promovidos. Houve um novo entendimento jurídico que eles poderiam passar para Profs. Associados, sim, pelo que entendi. Então essa situação seria normalizada.
2) Abriu em 2020 o processo para Progressão Horizontal na carreira docente. O que é isso? Existem 3 “tipos” de docentes: Prof. Doutor, Prof. Associado e Prof. Titular. Professor doutor é o mais simples e titular é o topo da carreira. Acontece que além das progressões verticais (que significaria passar de uma categoria para outra), existem níveis “horizontais”: Prof. Doutor 1 e Prof. Doutor 2, Prof. Associado 1, Prof. Associado 2 e Prof. Associado 3. Cada nível significa um aumento salarial de aproximadamente R$1000. Então quem é, suponha, Associado 1, pode se inscrever para ser Associado 2 e ganhar R$1000 a mais de salário. Acontece que por conta da crise, a reitoria supôs que ia ter pouco dinheiro e não ia dar pra progredir todos que merecessem, então eles tiveram uma ideia “jenial”: pediram pras unidades fazerem um RANKING docente. Fulano é melhor que Ciclano, que é melhor que Beltrano 😂 muito boa ideia. Então Fulano ganha aumento e Ciclano não. Por pouco não implodiu os departamentos, teve briga de amigos pq um se acha melhor que o outro e etc. Mas na verdade a crise financeira não foi tão grande assim, e deixarão todos que merecem progredir. O Instituto não precisará mais rankear os docentes um a um. Os prazos que estavam curtos antes eram pra montar esse ranking, mas agora ele não precisará existir mais.
Comissão de Graduação (CG)
As pautas foram:
-Edital Santander
-Afastamento de professora
-E-disciplinas
-Monitoria
-Física I e II para o IAG
-Kit para laboratório
-Alteração de ementa de fiscomp
-Aprovação de disciplina optativa
Para o edital Santander, que neste ano tem o objetivo de contemplar a área das exatas, será enviado um projeto para mudanças no laboratório de moderna, Física experimental V, tendo sido desenvolvido primeiramente pelo prof Toninho. Foi falado sobre contemplar outras disciplinas no projeto, mas ele ficaria muito longo e o prazo é curto para poder desenvolver algo mais amplo. Foi citado uma certa responsabilidade do Instituto de Física ter um laboratório de moderna bem estruturado. Os instrumentos a serem comprados poderam ser utilizados em outras disciplinas a princípio. Foi criticado um ponto no texto pelo presidente da CG Fernando Navarra: “Vi também um toque no texto sobre manutenção, o Toninho fala sobre a falta de infraestrutura, mas acho que isso não deve ser o enfoque do projeto e não é o que o lado de lá quer ouvir, q eles querem um enfoque na inovação”. O que dá a entender que mesmo que o projeto seja aceito não haveria mudanças significativas nas salas de laboratório.
Para acessar o Edital:
https://drive.google.com/file/d/1dHWPh2t37ht8F2Oy2vkwbpkOWQfXGPHH/view?usp=sharing
O afastamento de professora se diz respeito a professora Elisa Ferreira, que foi uma das últimas professoras contratadas pelo Instituto, porém ela fez um pedido para continuar na Alemanha. Isto foi encaminhado para a CPG, em que o prof Abramo concordou, na CG também não houve objeções, sob pretexto que é bom para o Instituto manter as relações internacionais fortalecidas, mas foi pedido a contratação de um professor temporário, para se responsabilizar pela carga didática que ela teria se estivesse aqui. O departamento de física matemática ficou responsável para procurar este professor temporário.
Foi requerido um gerente do e-disciplinas em cada unidade, já que o prof Ewout ficou muito sobrecarregado no ano passado. Aqui no IFUSP não há professores que queiram se responsabilizar, então foi proposto alocar um funcionário para essa função. O Prof Navarra tinha avisado informalmente que tinha um nome em mente para assumir a função, mas numa reunião do CTA foi informado o deslocamento deste funcionário para a comissão de pesquisa. Então foi encaminhado a escrita de um ofício ao diretor, de modo a oficializar a necessidade de uma pessoa responsável pelo e-disciplinas.
A CG irá pedir novamente por um monitor para assessorar professores no moodle, mas também foi falado de englobar mais tarefas. O monitor da CG é o que possui maior bolsa, de 900 reais. Foi falado que este cargo seria preenchido somente com indicações, para não ser divulgado amplamente, já que se espera uma pessoa mais responsável para assumir essa posição. Foi encaminhado que será feita uma entrevista com um indicado pelo antigo monitor.
Sobre as outras monitorias, foi aprovado 400 mil reais para esse fim neste ano, com a possibilidade desse valor ser revisto no meio do ano. Ano passado foi gasto menos de 500 mil, mas foi pontuado que a aprovação desse número menor seria para um controle maior de gastos com monitor, já que indica uma redução do valor recebido.
Sobre as turmas do IAG foi combinado de abrir uma turma separada para eles, já que foi recebido muitas críticas com o método de ensino da Funchal, que levou a muitas evasões na disciplina pelos alunos. Essa turma terá aula com o professor Gabriel Landi. Foi comentado que a reação da professora não foi ruim, já que os alunos do IAG seriam menos desinteressados por física, tendo feito um apelo de dar a oportunidade para os alunos da astronomia em específico de terem aulas com ela.
carta do presidente da CG do IAG: https://drive.google.com/file/d/1PFA0yC1sNIhTwNoTkvszlMm1CoHWq27O/view?usp=sharing
Com respeito a recepção dos bixos, foi comentada a dificuldade de contato com os ingressantes, já que a única forma de contato é por e-mail e muitos não veem o e-mail. Nenhuma solução foi indicada para isso, além da importância da conversa com as CoCs. Além disso foi falado sobre o kit de laboratório, que já que não haverá matrícula presencial tem uma dificuldade para serem entregues, mas aparentemente a diretoria irá arcar com os custos de envio.
Num último momento da reunião foi aprovado uma mudança de ementa em fiscomp, que ficou:
1. Introdução ao uso de softwares de manipulação simbólica (Mathematica ou similares).
2 Introdução à linguagem de programação (preferencialmente Python).
3. Entrada e saída, gráficos.
4. Introdução a técnicas básicas de cálculo numérico (integração, diferenciação e cálculo de raízes). Noções de erro numérico.
5. Aplicações a modelagem de sistemas físicos simples: movimento em meios viscosos, campos gravitacionais, problemas de muitos corpos. Oscilações.
A aprovação se deu rapidamente, confiando nos professores envolvidos, mas não pensando muito como isso afeta o ensino e quais os propósitos numa maneira mais ampla, ou pensando na grade como um todo. A intenção é deixá-la como obrigatória para alunos de primeiro semestre a partir do próximo ano. Essa mudança, de optativa para obrigatória, deve ser apresentada no meio do ano e tem que ser aprovada também na congregação.
Outra questão aprovada foi a disciplina optativa apresentada pelo professor Caetano, que já havia sido aprovado pela CoC-B.
Comentários: No repasse anterior foi comentado a necessidade de um registro das reuniões, em atas e gravações. Isso não foi implementado nas reuniões futuras. Elas continuam não sendo gravadas e eu me disponibilizei em fazer um teste, escrevendo uma ata, que foi enviada ao presidente da CG, junto com considerações de que isso deveria ser uma tarefa rotativa, jpa que a participação da pessoa que escreve é restrita. Não foi aprovada a iniciativa nem foi respondido essas questões no e-mail. Deixando com que a decisão tomada em reunião anterior fique apenas como um comentário e não uma ação que a CG passe a realizar.
Neste mesmo e-mail falei que uma solução para a comunicação com os ingressantes seja utilizar o whatsapp do IFUSP ou outros meios, conversando com a Malu Tippi da CCex, que atualmente cuida do setor de comunicação do IFUSP.
Outra questão levantada neste meu e-mail foi o relatório que foi exigido em reuniões anteriores da CoC-B e CG para a Funchal (sei disso pela minha participação anterior como RD da CoC-B), dada as reclamações recebidas, já que este não é um problema apenas dos alunos do IAG.
Estes dois itens que comentei e perguntei neste e-mail não me foram respondidas ou levadas em consideração. O que me fez entrar em contato com a RD da CoC- B atual para perguntar sobre o relatório da Funchal. A resposta do presidente da CoC-B foi que esse encaminhamento acabou se perdendo e não foi pedido esse tal relatório, comentando que a única solução viável no momento seria a participação dos alunos na avaliação de disciplinas, pois com isso avaliado poderiam tomar providências em casos assim de uma maneira mais fácil, com argumentos mais embasados.
Nisto, fica nítido a falta de organização dos encaminhamentos e tarefas delegadas às comissões de graduação.
No início da reunião foi dado um informe da CoC Bach sobre as ideias do projeto a ser submetido no edital ‘Novos currículos para novos tempos’, em que há um interesse de criar uma nova quase-disciplina de apoio a ingressantes com dificuldades em matemática e física, mas há uma dificuldade para se enquadrar nos critérios do edital.
Foi discutido algumas pequenas alterações na carga didática e colocaram como indicativo de fazer algum documento que explicite os critérios de escolha da distribuição da carga didática, mas foi dito que é didícil ter parâmetros fixos por ser algo muito circunstancial, dependendo se haverá faltas de professores (que é uma tendência cada vez maior), dependendo de prof aposentados para ministrar algumas disciplinas, ou se muitos profs pegarem carga dupla, se responsabilizando por um grupo maior de alunos.
Neste panorama de docentes estarem responsabilizados por um número maior de alunos, foi posto a “nebulosidade” da definição de carga dupla com aulas online.
Também foi colocado uma proposta de cronograma de pedido de monitores às disciplinas e as datas iniciais são de pedidos após a 2ª interação de matrícula até mais ou menos dia 27 de março.
Uma preocupação que foi apontada também é a regularização da hora-aula dos professores, para se ter algum tipo de controle para verificar se as horas-aulas estão de acordo com as estipuladas em lei, na LDB. Para que se atenda as horas, está sendo visto considerar AAC para docentes.
Sobre o evento proposto para se discutir a graduação, foi levantado de ser realizado em novembro, não mais no primeiro semestre, para que ainda exista a possibilidade dele ser feito de modo presencial.
Em comentários finais da reunião foi dito que o diretor tem interesse em reunir projetos de professores que desejam enviar algum kit experimento pelos correios aos alunos, para as disciplinas experimentais.
Também foi citado o edital de chips do santander, que parecem aguardar resposta para ver se o IF foi contemplado.
Tivemos reunião da CG hoje (13 nov. 2020) com as seguintes pautas:
1) GTLab e monitores de janeiro-março
Não foi discutido profundamente, talvez volte em outra reunião.
2) Carga didática do prof. Giancarlo Esposito
Professor Gian que dá lab na poli está enfrentando problemas pessoais e não consegue dar a disciplina e está sendo coberto pelo coordenador do curso (Leandro Gasques). Houve uma conversa mas ele ainda não conseguiu fazer o que deveria e também não desistiu oficialmente da disciplina. Navarra propôs afastar ele, de forma compulsória, como autoridade da CG e passar a carga para o Leandro, sendo que o professor Gian pagaria essa carga em um outro momento
3) Carga didática de 2021: prioridades e optativas
Desejam permitir horários provisórios de disciplinas, inclusive as optativas.
As Prioridades de disciplinas já estão quase definidas, dado que pretende-se estender a prioridade para dar a disciplina mais uma vez já que 2020 houve a pandemia
4) Grupo de trabalho do Laboratorio Didático
Foi apresentado pelo diretor Manfredo, que os laboratórios didáticos possuem um custo elevado ao instituto devido à suas características, como a quantidade de equipamentos repetidos e preparação das salas a partir de temáticas. A partir da observação do Instituto de Física de São Carlos, pretende-se criar um Grupo de Trabalho (GT) para rediscutir os laboratórios didáticos, que além dessas questões apresentadas também necessitam de reformas estruturais e mudanças pedagógicas.
– A composição do GT propriamente dita não foi discutida nessa reunião mas espera-se que o Assunto seja apresentado no Evento da Graduação realizado pela CG em Junho, para qual o diretor Manfredo Tabacniks foi convidado a fazer uma apresentação.
Além disso, fomos informados de que será iniciada uma reforma nos telhados dos três andares acima dos laboratórios didáticos para solucionar a questão dos vazamentos de água, a direção está rezando para que a reforma acabe até janeiro para não comprometer as reposições de aula. É necessário ficarmos atentos.
5) Preparação do Evento da Graduação
Navarra (presidente da CG) reforçou a proposta da Feira dos cursos do ifusp, como se fosse uma discussão sobre o andamento delas, estrutura e etc. A atividade acontecerá em junho de 2021, e sua organização está sendo discutida na CG e nas CoCs, é importante que os estudantes tentem se inserir também na organização da atividade.
Aconteceu hoje (23 out. 2020) reunião da CG, na qual:
– Foi divulgado o calendário de 2021 e com isso também já vai começar a preparação da carga didática.
Calendário da graduação 2021: (1º semestre: 12 abr. a 31 jul. e 2º semestre: 09 ago. a 21 dez.)
– A Poli já está se preparando pra um primeiro semestre online em 2021.
– O Navarra sugeriu fazer um evento (talvez ano que vem) onde o IF pararia por uma semana pra todo mundo discutir junto sobre a estrutura dos cursos (tipo uma semana da física).
– Foram apresentados dados socioeconômicos dos ingressantes do IF em 2020.
– Algumas pessoas não fizeram disciplinas no primeiro semestre, inclusive ingressantes, e eles não vão ser prejudicados ( no sentido de jubilamento) por conta das circunstâncias, porém tem uma galera que tá sem disciplinas nos últimos dois semestres e possivelmente serão indicados ao jubilamento*.
* São cerca de 20 estudantes nessa situação (pedimos os nomes para tentar entrar em contato), os nomes serão enviados para a reitoria para iniciar o processo – sendo que é possível pedir recurso, etc. O recurso passa novamente pela CG.
** Quem não passou em nada semestre passado ou trancou tudo não entra nesse critério.
Ocorreu em 09 out. 2020 Reunião da CG, onde discutiu-se, dentre outras coisas, como estratégias preliminares para realização de mudanças curriculares.
(Dado que a tentativa de mudanças nos cursos de física para a Poli não deram certo). Nesta pauta, foi apresentada a necessidade de maior organização e espaços mais amplos de discussão para coisas que afetam toda a comunidade, para que as mudanças não pareçam ser mobilização de pequenos grupos. Um das propostas apresentadas pelos RDs foi a criação de um calendário de discussões sobre os cursos de física, onde os departamentos, docentes e discentes teriam um prazo para apresentação de sínteses sobre algumas questões que poderiam eventualmente ser modificadas no curso.
Além disso, foi discutida uma questão com Física Quântica, a partir da demanda estudantil, que reportou à CG e CoC algumas dificuldades de comunicação com o professor e realização de atividades.
Após apresentação das queixas dos estudantes, leitura das considerações do docentes e discussão dos membros da comissão, foi acordado que a CG buscaria um monitor para auxiliar o professor e a turma.
Foi sugerido pelos discentes a abertura de uma nova turma, para ocorrer em paralelo a esta, porém, a ideia não pareceu viável pela comissão devido à falta de professores.
CoC - Bacharelado
1. AACs
As AACs serão obrigatórias, devendo perfazer até 10% da carga horária do curso (inicialmente, pensou-se em 3 créditos, que correspondem a 90h no semestre), e os seus cadastros serão feitos no menu do Júpiter. A disciplina optativa “Atividades de Cultura e Extensão” será abolida. Apesar de não possuir prazo, a RESOLUÇÃO CoG, CoCEx e CoPq Nº7788, DE 26 DE AGOSTO DE 2019 deve ser instituída o mais rápido possível. Note que os créditos tratados na Resolução serão obrigatórios para os ingressantes a partir da data em que estiver em vigor a alteração do Projeto Pedagógico. O intuito das AACs é incluir como crédito aula, no histórico, as atividades que já são realizadas pelos estudantes. As atividades a serem incluídas como AACs ainda estão sendo discutidas.
2. Edital Santander
Foi enviado um projeto com enfase no Laboratório Didático de Física Quântica, que abrange as disciplinas Física Experimental V e VI do Bacharelado, Laboratório de Física Moderna da Licenciatura e Física Experimental C oferecida para alunos da Poli. Como a verba disponibilizada pelo Edital não é suficiente para fazer uma reforma completa nos laboratórios didáticos o foco do projeto é automatizar os experimentos para serem feitos de forma remota. Estamos no aguardo para a aprovação da Pró-Reitoria.
3. Projeto Político Pedagógico
Precisamos incluir a AAC e a reforma da vertente computacional, referente ao projeto aceito no Edital Novos Currículos, no Projeto Político Pedagógico. A respeito do projeto aprovado, será incluída a disciplina Introdução à Física Computacional I como obrigatória no primeiro semestre.
4. Próxima reunião
Discutiremos sobre Física I e II, e convidamos a Profª Renata Funchal para nos dar um feedback sobre como está sendo os cursos que ela está responsável, além disso, um relatório sucinto sobre o assunto também foi solicitado
Primeiramente foi falado novamente sobre o Edital Novos Currículos para ser finalizado o assunto. O projeto apresentado pelos professores teve foco em ferramentas computacionais, viabilizando uma antecipação do contato dos alunos com estas atividades. A proposta não foi contemplada pelo edital mas ainda têm-se o objetivo de reformatar a disciplina optativa Introdução à Física Computacional, para que os alunos do primeiro ano possam fazê-la já no primeiro semestre, e também reformatar obrigatórias como Cálculo Numérico, para que contemplem coisas mais aplicadas à física. Isto será feito para que haja uma 4º vertente da física no curso do Bacharelado, ou seja, Física Teórica, Experimental, Matemática, e agora, Computacional.
A segunda pauta foi a discussão do Edital Santander Universidades: e-Grad, o qual contempla com investimento de R$ 40.000,00 projetos inovadores para melhorias do ensino de graduação, este ano para a área de exatas. O objetivo dos docentes para o investimento deste edital é reformar os laboratórios didáticos. Foi feita uma proposta pelo professor Antonio D. Santos, a qual visa modernizar o laboratório didático das disciplinas de Física Experimental V e VI, que também acarretará em melhorias para Experimental C dos cursos da Poli e Física Moderna da Licenciatura. O projeto será escrito em cima desta proposta, sendo formado um grupo de trabalho de pessoas interessadas em melhorar o Laboratório didático. Mesmo que o projeto não seja aceito para ser beneficiado pelo Edital Santander, ele será apresentado à diretoria.
A pauta seguinte foi sobre uma nova disciplina optativa Processos Criativos, proposta do professor Caetano Miranda. Uma matéria que visa estimular os alunos através das artes, inovação de difusão. Discutiu-se sobre a possibilidade de haver uma nova optativa na programação do Bacharelado, pois assim seria preciso alterar os calendários, mas por fim ela foi aceita pela CoC-Bach e será encaminhada para a CG aprovar.
Por fim foi iniciada discussão sobre as AAC’s – Atividade Acadêmica Complementar. O professor Higa fez parte de treinamento da pró-reitoria para incorporação dessas atividades na graduação, fazendo valer créditos extras como ICs, monitorias e participação de eventos científicos. Não há prazo para a aplicação por enquanto. Será dado continuidade ao assunto na próxima reunião.
O objetivo do edital é estimular a modernização. Note que ele não visa a substituição das atividades presenciais, como dito em diversos trechos do edital. A respeito do ensino híbrido, seria errôneo interpretá-lo como uma aula online, sendo constituídas apenas de videoaulas. As aulas gravadas seriam recursos adicionais!
A respeito das categorias, não temos condições de propor um projeto para a categoria A, portanto ela está totalmente fora de questão. O foco da discussão seria a categoria B, porém não há muitas propostas até o momento. Uma proposta interessante seria a CoC-Bach promover monitorias de matemática e física básica, utilizando softwares e contratando monitores; seria uma espécie de minicurso de reforço. Foi apontado que monitorias na graduação não costumam ser muito eficientes, então seria interessante que fosse uma disciplina complementar.
Desta forma, a proposta final foi a formação de uma nova disciplina com reforço de matemática básica. Seria uma disciplina online, no Moodle, onde o aluno dita seu ritmo (talvez para alunos ingressantes não seja o ideal). Os estudantes fariam diversos exercícios de matem´atica e programação (Mathematica e Python), pois é importante ”botar a mão na massa”, e, por exemplo, plotar o gráfico de uma função para estudar o seu limite ajuda bastante na visualização do que está sendo aprendido teoricamente. Haveria um monitor supervisionado por um docente encarregado da disciplina. Perceba que esta proposta realmente pode não contemplar o requisito de diminuição de carga cognitiva no momento, mas pode-se argumentar que isso ocorrerá no futuro.
Outras ideias também foram discutidas. Foi dito que o ideal seria uma readequação de uma disciplina e não criar outra, porém não houve tempo para conversar com professores que precisaram reformular seus cursos durante o EaD. Outra questão levantada foi de que as disciplinas de Lab são de aprendizagem ativa e seria uma boa ideia utilizar a verba para renovar os instrumentos, porém não atende a redução da carga cognitiva. Softwares de simulação podem ser utilizados em disciplinas mais avançadas, como Lab V, mas precisa-se conversar com o coordenador da disciplina.
Uma dúvida que surgiu ao ler-se o tópico V-b) da elegibilidade foi ”o que seria a redução de carga cognitiva?” E a resposta dada foi ”algo como o Scale-Up fazia, diminuindo a formalização e colocando mais aplicação.” Um fator levantado foi de redução de redundância de disciplinas para diminuir a carga. Porém, também foi citado o caso da Alemanha, quando mudaram a forma de ensino de Diplom para Bachelor, diminuindo a carga horária, com o discurso de diminuir redundâncias, houve uma diminuição na ”qualidade” dos alunos que chegavam no doutorado.
A respeito de questões burocráticas, talvez seja melhor propor como monitoria e não uma disciplina, apenas pela burocracia de criar-se uma nova disciplina, mas a monitoria seria como uma disciplina. Também há a possibilidade de ser criada como disciplina do CEFISMA, como é comum em universidades de excelência pelo mundo.
Por fim, também foi discutido sobre a volta das aulas presenciais. Neste primeiro semestre, todas as disciplinas estão sendo planejadas de forma a serem online. Disciplinas experimentais teriam prioridade para ser presencial, mas não há condições para tal. A respeito do segundo semestre, ainda não há perspectivas para aulas presenciais
As matérias optativas que vão ser oferecidas foram definidas, seguindo a tabela de optativas e tendo várias opções de optativas para o próximo semestre. Houve uma proposta de mudança para grupos e tensores ser oferecido no noturno, pois das últimas duas vezes só foi oferecido no diurno, o que foi acatado. A únicas matérias que foram citadas no último post que fiz para pedir sugestões que não vão ser oferecidas é física do spin e relatividade. Sobre relatividade, foi deixado um indicativo de estudar a possibilidade para que seja oferecido com maior frequência.
Também foi discutida a avaliação das disciplinas, se quer realizar um questionário para enviar aos professores, para informar os comentários dos alunos contidos na avaliação e dar a oportunidade de resposta do docente. Também é uma preocupação que o formulário de avaliação tenha mais respostas e levei a sugestão que haja uma lista com o nome dos professores para selecionar, para facilitar o preenchimento, o que ficou a ser repassado ao monitor, parece ser uma implementação um pouco complicada de fazer no moodle.
A última pauta foi sobre um evento que está previsto para primeira semana de junho, para realizar um evento da graduação em física, para discutir o ensino na graduação e outras atividades. Seria muito bom a participação dos estudantes nesse planejamento!
A coc- bach teve uma reunião na quinta feira dia 22/10 em que os seguintes assuntos foram pautados:
– questões referentes às disciplinas de física quântica com o prof Ribas e física I no IO com o prof Zé Roberto.
– foi aprovado o horário das disciplinas obrigatórias, que se mantém as mesmas do 1º semestre desse ano, com indicativo de conversar sobre o horário das optaivas na róxima reunião.
– conversou-se a respeito do acompanhamento de física 1 e 2. Há um consenso que essas matérias são consideradas as mais importantes do bacharelado e que devem ter uma atenção especial. Foi encaminhado pedir um relatório sobre a experiência da Profª Renata Funchal ministrando as disciplinas, para que assim uma conversa seja feita futuramente, considerando as reclamações que houve na avaliação de disciplinas desse ano.
– há uma proposta inicial de se fazer um evento no ano que vem para que se crie um ambiente para conversar sobre a grade curricular.
CoC - Licenciatura
Comissão de Pesquisa (CPQ)
CURSO DE VERÃO
As palestras durarão ~45 minutos e serão pré-gravadas.
Ideia do Adriano: fazer uma mesa redonda com palestrantes de uma mesma área no sábado. Assim podem discutir os temas das palestras. Os membros concordaram.
Os laboratórios serão filmados para serem mostrados aos participantes.
Estão pensando em adiar o curso para 26 de junho (fazer um “curso de inverno”), devido às dificuldades da pandemia e para dar tempo de filmar os laboratórios e desenvolver as palestras.
Link do esboço do curso: http://portal.if.usp.br/pesquisa/pt-br/system/files/Esboço%20do%20Curso%20de%20Verão%202021.pdf
Encaminhamentos ao RD:
– Divulgar as palestras gravadas nas redes sociais (no período do evento).
COLÓQUIOS
Haverá um colóquio do Galvão no final de março (entre 23 e 26 de março).
Encaminhamentos ao RD:
– Perguntar se os alunos têm alguma sugestão de palestrante que gostariam de ouvir.
– Perguntar porquê os alunos têm pouco interesse nos colóquios (fazer uma enquete). Exemplo:
“Por que você normalmente não assiste aos colóquios?”
1. Tema muito complexo, absorvo pouco
2. Falta de tempo
3. Falta de costume de ir
4. Não fico sabendo dos colóquios
5. Em muitos temas não me interesso muito
6. Outra questão (comentar)
7. Na verdade assisto à alguns colóquios sim
PRÊMIO TRAJETÓRIA PELA INOVAÇÃO
É um prêmio dado a um pesquisador que tenha uma carreira focada na inovação. Adriano quer que o Instituto selecione apenas um nome, para que não haja concorrência interna.
PRÊMIO CNPq PARA BOLSISTAS PIBIC/PIBITI
Foram indicados pela CPq os alunos Pedro Lucas Oliveira Silva e Mariana Oliveira Abati. Eles obtiveram as maiores notas do IF na primeira fase do SIICUSP* 2020, tendo respectivamente bolsas PIBIC e PIBITI (outras bolsas não entram na seleção do prêmio).
* SIICUSP: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP
PAUTA DA REUNIÃO
1ª Reunião Ordinária da Comissão de Pesquisa do IFUSP do ano de 2021
Data: 10/03/2021, quarta-feira, às 11h00
1. Comunicações do Presidente
a) Boas vindas ao representante discente Martim Zurita
b) Colóquios
c) Prêmio Trajetória pela Inovação
2. Comunicação dos Membros
3. Aprovar
a) Prêmio CNPq para bolsistas PIBIC/PIBITI
b) Atas das reuniões
4. Referendar
b) Pós-doutorados
5. Assuntos a deliberar
b) Curso de Verão 2021 (documento anexo)
6. Comunicações
-Houve uma longa discussão fora da pauta sobre o colóquio. Os membros se mostraram descontentes com o cancelamento do próximo colóquio. O colóquio seria sobre a criogenia e o entendimento era que o prof. Rafael seria o palestrante. Foi sugerido que déssemos prioridade a outros colóquios por ora e o prof. Caetano assumiria
-Prêmio Benjamin Franklin: Dpts. devem indicar candidatos. O único por enquanto é do grupo do Figueiredo.
-Banca do SIICUSP: formamos maioria com bancas não-temáticas. A ideia é expor os alunos a visões diversas, com tentativa de misturar membros teóricos e experimentais.
-Curso de verão: discutimos bastante o modelo das aulas. Chamei a atenção para não torná-las maçantes. Os membro pareceram bastante sensíveis a questão e abertos a sugestões. O Adriano mencionou que a dinâmica das oficinas fica difícil do ponto de vista técnico mas dá pra fazer com adaptações.
-Labs 360: Surgiu a proposta de dar uma turbinada no projeto de Labs 360 até o curso de verão. A ideia é que os pesquisadores disponibilizem seus labs para que sejam fotografados e digitalizados para visitas virtuais.
-CAPES/PNPD: Ficou pra próxima reunião.
-Oscar cobrou dados sobre o instituto: alocação de pós docs, bolsas etc… De acordo com ele falta muita info pra comissão de pesquisa trabalhar em cima.
Comissão de Cultura e Extensão (CCeX)
Informes da reunião da CCEx de hoje:
01. Na última reunião do ano passado foi mencionada a criação de um projeto da PRCEU chamado USP Móvel. A ideia é levar a produção cultural e científica da faculdade para a comunidade através de duas unidades móveis (aka carretas) de 15m que circulariam na capital e interior de SP. Já rolou uma licitação e foi definida a empresa que vai fornecer as carretas, infraestrutura e motorista. Ainda não existe um prazo muito bem definido pra quando o projeto vai começar por conta do covid, mas as carretas já estarão disponíveis a partir de 15/04/2021 (a princípio). Serão duas modalidades: Escola Móvel, que vai ter uma infraestrutura pensada para aulas, palestras e afins; Laboratório Móvel, que vai ter uma infraestrutura pensada para apresentação de experimentos e afins. Nesse primeiro momento não vai rolar edital, mas cada unidade vai ficar responsável por receber manifestações de interesse e pensar quais projetos são mais interessantes. O recebimento de propostas vai rolar até o final de abril, pelo que entendi. Ainda estão sendo pensadas algumas questões como hospedagem de participantes (quando o projeto for para o interior de São Paulo), acesso da da unidade às escolas (porque a carreta é gigante), e coisas nessa linha.
02. O professor Sérgio Luiz Morelhão contiua responsável por coordenar o Física Para Todos em 2021, mas está encontrando dificuldade em agendar palestras, tendo em vista a falta de interesse dos palestrantes. Existe uma proposta temática associada a Energia Renovável e Meio Ambiente para 2021. Se alguém tiver sugestão de possíveis palestrantes sobre o assunto, podem encaminhar pra mim. É legal lembrar que, enquanto o evento estiver ocorrendo de maneira remota, existe a possibilidade de receber brasileiros que residem em outros países para realizarem as falas. A ideia para esse ano é continuar realizando o evento no Zoom e YouTube, uma vez que o zoom cria uma certa sensação de maior proximidade e o YouTube é mais acessível.
03. Acho que essa é a parte mais importante pra gente. O último item discutido foi a respeito de AACs (Atividades Acadêmicas Complementares). Aparentemente teve uma resolução que torna obrigatória possibilidade de registro dessas AACs como crédito aula ou trabalho, a qualquer momento antes da conclusão do curso, para atividades realizadas a partir de janeiro de 2015. O pedido será feito pelo estudante através do Jupiter e as vertentes possíveis são atividades associadas à CG, CPq e CCEx, e essas comissões serão responsáveis por avaliar os pedidos a depender da categoria registrada pelo aluno. Vou mandar um documento com essas questões mais detalhadas porque passaram meio rápido por isso na reunião, já que era um informe e não uma discussão/deliberação.
Anexo: Resolução AAC: https://drive.google.com/file/d/15s3bbW1FtY90lRrH0SrbTjIEOIIvHhxO/view?usp=sharing
DEPARTAMENTOS
– Prof Gil Marques se aposentou e Prof Sartorelli irá se aposentar até o fim do semestre.
– Devido aos esclarecimentos da reitoria a Física não é apta a pedir reposição das posições de prof titular…
– CSCRH -> (Possível a confirmar com o Diretor)centralização dos serviços de RH’s em um local a se definir no campus.
– Curso de Verão terá 5 temas. Palestras gravadas de 45 minutos. O curso sincrono terá apenas 5 horas e ocorrerá no último sábado do mês de Junho. Não haverão mini cursos.
– no edisciplinas na matéria 4301000 – lab de demonstrações de livre acesso tem demonstrações de vaaaaarios experimentos de Física gravados.
Começo, ainda bem embrionário, de discussão pra criação do Núcleo (inter-institutos e interdisciplinar) de biofísica. Conversas caminhando mas nada concreto ainda.
Questão da notícia maravilhosa das bolsas da pós: confirmadíssimo.
Professores animados pra fazer curso de verão (apesar de tá muito tarde pra isso)… talvez role em um formato meio diferente…mas os prof do DFGE estão topando dar.