Informes

Tivemos reunião da CG hoje (13 nov. 2020) com as seguintes pautas:

1) GTLab e monitores de janeiro-março
Não foi discutido profundamente, talvez volte em outra reunião.

2) Carga didática do prof. Giancarlo Esposito
Professor Gian que dá lab na poli está enfrentando problemas pessoais e não consegue dar a disciplina e está sendo coberto pelo coordenador do curso (Leandro Gasques). Houve uma conversa mas ele ainda não conseguiu fazer o que deveria e também não desistiu oficialmente da disciplina. Navarra propôs afastar ele, de forma compulsória, como autoridade da CG e passar a carga para o Leandro, sendo que o professor Gian pagaria essa carga em um outro momento

3) Carga didática de 2021: prioridades e optativas
Desejam permitir horários provisórios de disciplinas, inclusive as optativas.
As Prioridades de disciplinas já estão quase definidas, dado que pretende-se estender a prioridade para dar a disciplina mais uma vez já que 2020 houve a pandemia 

4) Grupo de trabalho do Laboratorio Didático
Foi apresentado pelo diretor Manfredo, que os laboratórios didáticos possuem um custo elevado ao instituto devido à suas características, como a quantidade de equipamentos repetidos e preparação das salas a partir de temáticas. A partir da observação do Instituto de Física de São Carlos, pretende-se criar um Grupo de Trabalho (GT) para rediscutir os laboratórios didáticos, que além dessas questões apresentadas também necessitam de reformas estruturais e mudanças pedagógicas.
– A composição do GT propriamente dita não foi discutida nessa reunião mas espera-se que o Assunto seja apresentado no Evento da Graduação realizado pela CG em Junho, para qual o diretor Manfredo Tabacniks foi convidado a fazer uma apresentação.
Além disso, fomos informados de que será iniciada uma reforma nos telhados dos três andares acima dos laboratórios didáticos para solucionar a questão dos vazamentos de água, a direção está rezando para que a reforma acabe até janeiro para não comprometer as reposições de aula. É necessário ficarmos atentos.

5) Preparação do Evento da Graduação
Navarra (presidente da CG) reforçou a proposta da Feira dos cursos do ifusp, como se fosse uma discussão sobre o andamento delas, estrutura e etc. A atividade acontecerá em junho de 2021, e sua organização está sendo discutida na CG e nas CoCs, é importante que os estudantes tentem se inserir também na organização da atividade.

 

As matérias optativas que vão ser oferecidas foram definidas, seguindo a tabela de optativas e tendo várias opções de optativas para o próximo semestre. Houve uma proposta de mudança para grupos e tensores ser oferecido no noturno, pois das últimas duas vezes só foi oferecido no diurno, o que foi acatado. A únicas matérias que foram citadas no último post que fiz para pedir sugestões que não vão ser oferecidas é física do spin e relatividade. Sobre relatividade, foi deixado um indicativo de estudar a possibilidade para que seja oferecido com maior frequência.

Também foi discutida a avaliação das disciplinas, se quer realizar um questionário para enviar aos professores, para informar os comentários dos alunos contidos na avaliação e dar a oportunidade de resposta do docente. Também é uma preocupação que o formulário de avaliação tenha mais respostas e levei a sugestão que haja uma lista com o nome dos professores para selecionar, para facilitar o preenchimento, o que ficou a ser repassado ao monitor, parece ser uma implementação um pouco complicada de fazer no moodle. 

A última pauta foi sobre um evento que está previsto para primeira semana de junho, para realizar um evento da graduação em física, para discutir o ensino na graduação e outras atividades. Seria muito bom a participação dos estudantes nesse planejamento! 

Aconteceu hoje (23 out. 2020) reunião da CG, na qual:

– Foi divulgado o calendário de 2021 e com isso também já vai começar a preparação da carga didática.

 Calendário da graduação 2021: (1º semestre: 12 abr. a 31 jul. e 2º semestre: 09 ago. a 21 dez.) 

– A Poli já está se preparando pra um primeiro semestre online em 2021. 

– O Navarra sugeriu fazer um evento (talvez ano que vem) onde o IF pararia por uma semana pra todo mundo discutir junto sobre a estrutura dos cursos (tipo uma semana da física).

– Foram apresentados dados socioeconômicos dos ingressantes do IF em 2020.

– Algumas pessoas não fizeram disciplinas no primeiro semestre, inclusive ingressantes, e eles não vão ser prejudicados ( no sentido de jubilamento) por conta das circunstâncias, porém tem uma galera que tá sem disciplinas nos últimos dois semestres e possivelmente serão indicados ao jubilamento*.

* São cerca de 20 estudantes nessa situação (pedimos os nomes para tentar entrar em contato), os nomes serão enviados para a reitoria para iniciar o processo – sendo que é possível pedir recurso, etc. O recurso passa novamente pela CG.

** Quem não passou em nada semestre passado ou trancou tudo não entra nesse critério.

A coc- bach teve uma reunião na quinta feira dia 22/10 em que os seguintes assuntos foram pautados:

– questões referentes às disciplinas de física quântica com o prof Ribas e física I no IO com o prof Zé Roberto.

– foi aprovado o horário das disciplinas obrigatórias, que se mantém as mesmas do 1º semestre desse ano, com indicativo de conversar sobre o horário das optaivas na róxima reunião. 

– conversou-se a respeito do acompanhamento de física 1 e 2. Há um consenso que essas matérias são consideradas as mais importantes do bacharelado e que devem ter uma atenção especial. Foi encaminhado pedir um relatório sobre a experiência da Profª Renata Funchal ministrando as disciplinas, para que assim uma conversa seja feita futuramente, considerando as reclamações que houve na avaliação de disciplinas desse ano. 

– há uma proposta inicial de se fazer um evento no ano que vem para que se crie um ambiente para conversar sobre a grade curricular.

-Houve uma longa discussão fora da pauta sobre o colóquio. Os membros se mostraram  descontentes com o cancelamento do próximo colóquio. O colóquio seria sobre a criogenia e o entendimento era que o prof. Rafael seria o palestrante. Foi sugerido que déssemos prioridade a outros colóquios por ora e o prof. Caetano assumiria 

-Prêmio Benjamin Franklin: Dpts. devem indicar candidatos. O único por enquanto é do grupo do Figueiredo.

-Banca do SIICUSP: formamos maioria com bancas não-temáticas. A ideia é expor os alunos a visões diversas, com tentativa de misturar membros teóricos e experimentais. 

-Curso de verão: discutimos bastante o modelo das aulas. Chamei a atenção para não torná-las maçantes. Os membro pareceram bastante sensíveis a questão e abertos a sugestões. O Adriano mencionou que a dinâmica das  oficinas fica difícil do ponto de vista técnico mas dá pra fazer com adaptações. 

-Labs 360: Surgiu a proposta de dar uma turbinada no projeto de Labs 360 até o curso de verão. A ideia é que os pesquisadores disponibilizem seus labs para que sejam fotografados e digitalizados para visitas virtuais.

-CAPES/PNPD: Ficou pra próxima reunião. 

-Oscar cobrou dados sobre o instituto: alocação de pós docs, bolsas etc… De acordo com ele falta muita info pra comissão de pesquisa trabalhar em cima.

Ocorreu em 09 out. 2020 Reunião da CG, onde discutiu-se, dentre outras coisas, como estratégias preliminares para realização de mudanças curriculares.
(Dado que a tentativa de mudanças nos cursos de física para a Poli não deram certo). Nesta pauta, foi apresentada a necessidade de maior organização e espaços mais amplos de discussão para coisas que afetam toda a comunidade, para que as mudanças não pareçam ser mobilização de pequenos grupos. Um das propostas apresentadas pelos RDs foi a criação de um calendário de discussões sobre os cursos de física, onde os departamentos, docentes e discentes teriam um prazo para apresentação de sínteses sobre algumas questões que poderiam eventualmente ser modificadas no curso.

Além disso, foi discutida uma questão com Física Quântica, a partir da demanda estudantil, que reportou à CG e CoC algumas dificuldades de comunicação com o professor e realização de atividades.
Após apresentação das queixas dos estudantes, leitura das considerações do docentes e discussão dos membros da comissão, foi acordado que a CG buscaria um monitor para auxiliar o professor e a turma.
Foi sugerido pelos discentes a abertura de uma nova turma, para ocorrer em paralelo a esta, porém, a ideia não pareceu viável pela comissão devido à falta de professores.

Ocorreu ontem, 17 jul. 2020, reunião da Comissão de Graduação (CG), na qual foram discutidas algumas questões relativas ao fechamento do primeiro semestre e projeções para o próximo, grande parte da reunião foi discutindo sobre uma forma de tornar mais claro os critérios para “atribuição de créditos didáticos para os docentes”, o tema continuará a ser discutido pelo Landi (presidente Coc-Bac), Cristina Leite (presidente Coc-Lic) e Sandra (funcionária da CG).
Também foi feito um informe pelo docente Nemitala Added sobre o Grupo de Trabalho (GT) criado para discutir os laboratórios. Estão discutindo formas de permitir a atuação em laboratórios de pesquisa. sobre os laboratórios para uso acadêmico, é altamente inviável devido ao COVID-19. Com o grupo pensando em tratar como excessão apenas estudantes que precisam das disciplinas para se formar neste semeste.
A Comissão de Graduação está procurando viabilizar um monitor para a CG, este seria encarregado de ajudar na organização de diretrizes e suporte aos docentes sobre usos das plataformas digitais e ajuda sobre como elaborar e avaliar no contexto do Ensino Remoto. O docente Ewout ter Haar, que pesquisa o uso de tecnologias no ensino de física, está sendo consultado sobre a elaboração de diretrizes (principalmente para avaliação) pela CG e pelo Cefisma.
Será enviado para a comunidade formulário para levantamento de notebooks e computadores que podem ser emprestados ou doados durante o período da pandemia a estudantes que não possuem acesso. Os critérios para este empréstimo e/ou doação não foram totalmente estabelecidos, provavelmente serão usadas informações socioeconômicas fornecidas pela Reitoria, junto com informações de formulários anteriores do IFUSP.
Os representantes discentes (Carlos Chaves e Chisthian Talacimon) vão elaborar comunicado para a comunidade IFUSPiana sobre as atividades da CG no primeiro semestre e os indicativos para os docentes no segundo, o comunicado passará por análise da CG e depois enviado a todes. E será pautado especialmente pelas questões abordadas pelos estudantes na reunião com a CG.
Texto: RDs na CG – Carlos e Cristhian
A carga didática foi fechada hoje, está sendo realizada apenas a verificação de erros e ajustes na formatação. Dentro de algumas horas será enviada via-email.
– Texto de Carlos Chaves, representante discente na Comissão de Graduação.
[Carga didática] [Informe]
Boa note.
Foi realizada hoje, reunião da CG para tratar da Carga Didática, a carga está praticamente finalizada, porém, alguns ajustes foram realizados, sendo necessário o envio aos docentes para saber se poderão ministrar as disciplinas para as quais foram alocados, combinar com as equipes, etc.
Assim, a carga didática ainda vai demorar alguns dias para ser disponibilizada em sua versão final. As mensagens para os professores seriam enviadas hoje, e de toda a carga acho que tinham cerca de 6 questões para serem confirmadas então a versão final deve ficar pronta dentro de mais alguns dias.
Texto de
Carlos Chaves – Kause
, representante discente da CG
[informe][bolsas da pós graduação]
Nos últimos anos, com a justificativa da limitação orçamentária provocada pela Lei do Teto dos Gastos tanto o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) quanto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) têm apresentado propostas de novas formas de atribuição e distribuição das suas bolsas, definindo áreas de pesquisa aplicada como prioritárias e comprometendo diversos Programas de Pós-Graduação, como é o caso do Programa de Pós-Graduação em Física, considerado Programa de Excelência pela avaliação CAPES e o Programa Interunidades em Ensino de Ciências (PIEC).
No final de 2019, o CNPq anunciou uma alteração na forma de distribuição de suas bolsas, a ser implementada a partir do 2º semestre de 2020. Antes concedidas pela agência diretamente aos programas de pós, elas passarão a ser atribuídas de forma temática. […] O grande problema é que os editais serão focados em ciências aplicadas, tecnologia e inovação, o que exclui ciências básicas e ciências humanas em especial.
Quanto às bolsas da CAPES, a agência anunciou em fevereiro de 2020 um novo modelo de distribuição entre centros de pesquisa do país, […] O que poderia significar uma valorização de programas menores de pós-graduação acabou se mostrando uma realocação desordenada.
Com a realocação de bolsas da CAPES, os cursos de Doutorado dos dois programas perderam da ordem de 20% bolsas: o Programa da Física perdeu 10 das 49 bolsas e o PIEC perdeu 05 das 21. Os cursos de Mestrado, por outro lado, tiveram situações opostas, enquanto o Programa da Física ganhou 03 bolsas, passando de 20 a 23, o PIEC perdeu 04 bolsas, passando de 21 a 17 bolsas.
Por possuir uma maior autonomia orçamentária e visando manter compromissos firmados, a Pós em Física optou por converter 06 bolsas (as 03 novas e outras 03 que já possuía) em 04 bolsas de doutorado durante o primeiro semestre de 2020. Prevê uma situação não muito diferente no próximo.
O PIEC já se encontra em uma situação delicada, no processo seletivo de bolsas que realizou no primeiro semestre conseguiu atribuir apenas 04 bolsas para alunos de mestrado […]
A situação da pós-graduação brasileira é assombrosa para o próximo semestre. Sem bolsas CNPq garantidas e com pouquíssimas bolsas da CAPES, Programas de Pós-Graduação de Excelência (caso da Pós em Física) ou de Apoio à Pós (caso do PIEC) serão totalmente sucateados.
[licenciatura] [ouvidoria]
boa noite gente, espero que estejam tds bem na medida do possível
post pros alunos da lic:
eu sou representante discente da CoC-Lic e tá meio difícil acompanhar o andamento das disciplinas sem as conversas no corredores heheh acho que tá todo mundo sofrendo com os efeitos do EaD, então quero falar que meu inbox tá aberto se alguém quiser relatar algo em relação as disciplinas (aquela avaliação injusta que a conversa com o(a) professor(a) não resolveu, entre outros…)
pra quem preferir, tb criei um formulário:
Outra coisa, essa mais pros caloures: amanhã, nas aulas de Ciência, Educação e Linguagem pra galera do noturno e diurno, os monitores e eu estaremos disponíveis para conversar sobre trancamentos, cancelamentos e afins no horário da aula (8h e 19h)!
beijos e se cuidem
Texto da
Erika Mesquita
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