Tivemos reunião da CG hoje (13 nov. 2020) com as seguintes pautas:
1) GTLab e monitores de janeiro-março
Não foi discutido profundamente, talvez volte em outra reunião.
2) Carga didática do prof. Giancarlo Esposito
Professor Gian que dá lab na poli está enfrentando problemas pessoais e não consegue dar a disciplina e está sendo coberto pelo coordenador do curso (Leandro Gasques). Houve uma conversa mas ele ainda não conseguiu fazer o que deveria e também não desistiu oficialmente da disciplina. Navarra propôs afastar ele, de forma compulsória, como autoridade da CG e passar a carga para o Leandro, sendo que o professor Gian pagaria essa carga em um outro momento
3) Carga didática de 2021: prioridades e optativas
Desejam permitir horários provisórios de disciplinas, inclusive as optativas.
As Prioridades de disciplinas já estão quase definidas, dado que pretende-se estender a prioridade para dar a disciplina mais uma vez já que 2020 houve a pandemia
4) Grupo de trabalho do Laboratorio Didático
Foi apresentado pelo diretor Manfredo, que os laboratórios didáticos possuem um custo elevado ao instituto devido à suas características, como a quantidade de equipamentos repetidos e preparação das salas a partir de temáticas. A partir da observação do Instituto de Física de São Carlos, pretende-se criar um Grupo de Trabalho (GT) para rediscutir os laboratórios didáticos, que além dessas questões apresentadas também necessitam de reformas estruturais e mudanças pedagógicas.
– A composição do GT propriamente dita não foi discutida nessa reunião mas espera-se que o Assunto seja apresentado no Evento da Graduação realizado pela CG em Junho, para qual o diretor Manfredo Tabacniks foi convidado a fazer uma apresentação.
Além disso, fomos informados de que será iniciada uma reforma nos telhados dos três andares acima dos laboratórios didáticos para solucionar a questão dos vazamentos de água, a direção está rezando para que a reforma acabe até janeiro para não comprometer as reposições de aula. É necessário ficarmos atentos.
5) Preparação do Evento da Graduação
Navarra (presidente da CG) reforçou a proposta da Feira dos cursos do ifusp, como se fosse uma discussão sobre o andamento delas, estrutura e etc. A atividade acontecerá em junho de 2021, e sua organização está sendo discutida na CG e nas CoCs, é importante que os estudantes tentem se inserir também na organização da atividade.
As matérias optativas que vão ser oferecidas foram definidas, seguindo a tabela de optativas e tendo várias opções de optativas para o próximo semestre. Houve uma proposta de mudança para grupos e tensores ser oferecido no noturno, pois das últimas duas vezes só foi oferecido no diurno, o que foi acatado. A únicas matérias que foram citadas no último post que fiz para pedir sugestões que não vão ser oferecidas é física do spin e relatividade. Sobre relatividade, foi deixado um indicativo de estudar a possibilidade para que seja oferecido com maior frequência.
Também foi discutida a avaliação das disciplinas, se quer realizar um questionário para enviar aos professores, para informar os comentários dos alunos contidos na avaliação e dar a oportunidade de resposta do docente. Também é uma preocupação que o formulário de avaliação tenha mais respostas e levei a sugestão que haja uma lista com o nome dos professores para selecionar, para facilitar o preenchimento, o que ficou a ser repassado ao monitor, parece ser uma implementação um pouco complicada de fazer no moodle.
A última pauta foi sobre um evento que está previsto para primeira semana de junho, para realizar um evento da graduação em física, para discutir o ensino na graduação e outras atividades. Seria muito bom a participação dos estudantes nesse planejamento!
Aconteceu hoje (23 out. 2020) reunião da CG, na qual:
– Foi divulgado o calendário de 2021 e com isso também já vai começar a preparação da carga didática.
Calendário da graduação 2021: (1º semestre: 12 abr. a 31 jul. e 2º semestre: 09 ago. a 21 dez.)
– A Poli já está se preparando pra um primeiro semestre online em 2021.
– O Navarra sugeriu fazer um evento (talvez ano que vem) onde o IF pararia por uma semana pra todo mundo discutir junto sobre a estrutura dos cursos (tipo uma semana da física).
– Foram apresentados dados socioeconômicos dos ingressantes do IF em 2020.
– Algumas pessoas não fizeram disciplinas no primeiro semestre, inclusive ingressantes, e eles não vão ser prejudicados ( no sentido de jubilamento) por conta das circunstâncias, porém tem uma galera que tá sem disciplinas nos últimos dois semestres e possivelmente serão indicados ao jubilamento*.
* São cerca de 20 estudantes nessa situação (pedimos os nomes para tentar entrar em contato), os nomes serão enviados para a reitoria para iniciar o processo – sendo que é possível pedir recurso, etc. O recurso passa novamente pela CG.
** Quem não passou em nada semestre passado ou trancou tudo não entra nesse critério.
A coc- bach teve uma reunião na quinta feira dia 22/10 em que os seguintes assuntos foram pautados:
– questões referentes às disciplinas de física quântica com o prof Ribas e física I no IO com o prof Zé Roberto.
– foi aprovado o horário das disciplinas obrigatórias, que se mantém as mesmas do 1º semestre desse ano, com indicativo de conversar sobre o horário das optaivas na róxima reunião.
– conversou-se a respeito do acompanhamento de física 1 e 2. Há um consenso que essas matérias são consideradas as mais importantes do bacharelado e que devem ter uma atenção especial. Foi encaminhado pedir um relatório sobre a experiência da Profª Renata Funchal ministrando as disciplinas, para que assim uma conversa seja feita futuramente, considerando as reclamações que houve na avaliação de disciplinas desse ano.
– há uma proposta inicial de se fazer um evento no ano que vem para que se crie um ambiente para conversar sobre a grade curricular.
-Houve uma longa discussão fora da pauta sobre o colóquio. Os membros se mostraram descontentes com o cancelamento do próximo colóquio. O colóquio seria sobre a criogenia e o entendimento era que o prof. Rafael seria o palestrante. Foi sugerido que déssemos prioridade a outros colóquios por ora e o prof. Caetano assumiria
-Prêmio Benjamin Franklin: Dpts. devem indicar candidatos. O único por enquanto é do grupo do Figueiredo.
-Banca do SIICUSP: formamos maioria com bancas não-temáticas. A ideia é expor os alunos a visões diversas, com tentativa de misturar membros teóricos e experimentais.
-Curso de verão: discutimos bastante o modelo das aulas. Chamei a atenção para não torná-las maçantes. Os membro pareceram bastante sensíveis a questão e abertos a sugestões. O Adriano mencionou que a dinâmica das oficinas fica difícil do ponto de vista técnico mas dá pra fazer com adaptações.
-Labs 360: Surgiu a proposta de dar uma turbinada no projeto de Labs 360 até o curso de verão. A ideia é que os pesquisadores disponibilizem seus labs para que sejam fotografados e digitalizados para visitas virtuais.
-CAPES/PNPD: Ficou pra próxima reunião.
-Oscar cobrou dados sobre o instituto: alocação de pós docs, bolsas etc… De acordo com ele falta muita info pra comissão de pesquisa trabalhar em cima.
Ocorreu em 09 out. 2020 Reunião da CG, onde discutiu-se, dentre outras coisas, como estratégias preliminares para realização de mudanças curriculares.
(Dado que a tentativa de mudanças nos cursos de física para a Poli não deram certo). Nesta pauta, foi apresentada a necessidade de maior organização e espaços mais amplos de discussão para coisas que afetam toda a comunidade, para que as mudanças não pareçam ser mobilização de pequenos grupos. Um das propostas apresentadas pelos RDs foi a criação de um calendário de discussões sobre os cursos de física, onde os departamentos, docentes e discentes teriam um prazo para apresentação de sínteses sobre algumas questões que poderiam eventualmente ser modificadas no curso.
Além disso, foi discutida uma questão com Física Quântica, a partir da demanda estudantil, que reportou à CG e CoC algumas dificuldades de comunicação com o professor e realização de atividades.
Após apresentação das queixas dos estudantes, leitura das considerações do docentes e discussão dos membros da comissão, foi acordado que a CG buscaria um monitor para auxiliar o professor e a turma.
Foi sugerido pelos discentes a abertura de uma nova turma, para ocorrer em paralelo a esta, porém, a ideia não pareceu viável pela comissão devido à falta de professores.